5% Arquitetura + Arte
A magazine 5% Arquitetura + Arte, 1808-1142, foi fundada em 2005 por iniciativa da arquiteta, escritora e desenhista Dra. Edite Galote Carranza e do pintor, poeta, escritor e arquiteto MA. Ricardo Carranza.
Desde então, a 5% Arquitetura+Arte atua de forma independente à divulgação de artigos e manifestações artísticas.
Procure Artigos/Trabalhos:
A réplica da antiga estação ferroviária de Caçador: Uma análise comparativa da arquitetura
JULIANA APARECIDA BIASI
LARA LIMA FELISBERTO
EMILY LUVISON
HELENA PAZIN
STÉFANI AMANDA ANSILIEIRO
Resumo:
A trajetória da cidade de Caçador (SC) foi marcada fortemente pela Guerra do Contestado. Era na estação ferroviária o local que as tropas federais desembarcavam para combater a população envolvida no movimento. Após esse período de conflitos, outros colonizadores de origem europeia foram se estabelecendo ao longo dos trilhos na então Vila de Rio Caçador. Por volta de 1941, aconteceu um incêndio que acabou com toda a antiga Estação Ferroviária, em seu lugar foi edificada a réplica, inaugurada em 1986.
A Máquina Não Objetiva do Mundo
RICARDO CARRANZA
HORÁCIO: Bem, vamos nos sentar, então, e ouvir Bernardo contar o que ambos viram.
BERNARDO: Na noite passada, quando essa mesma estrela a oeste do polo estava iluminando a mesma parte do céu que ilumina agora, Marcelo e eu – O sino, como agora, badalava a uma hora.
MARCELO: Silêncio! Não fala! Olha – vem vindo ali de novo!
(Entra o Fantasma.)
Hamlet, Shakespeare
Genealogia do medo / Genealogy of fear
RICARDO CARRANZA
JOHN MILTON (English version)
GENEALOGIA DO MEDO
O medo é coisa
que engendra coisas
que engendram medo.
O medo é uma mulher
que engendra segredos
que engendram medo.
O medo é uma dívida
que engendra dúvidas
que engendram medo.
O medo é o roer do tédio
que engendra ócios
que engendram medo.
O medo é o mago negro do silêncio,
que engendra silêncios
que engendram medo.
O medo é coisa
que engendra coisas
que engendram medo.
Análise arquitetônica da igreja Nossa Senhora das Necessidades - Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis (SC)
JULIANA APARECIDA BIASI
LARA LIMA FELISBERTO
BRUNA ELISANGELE TESK
GUSTAVO FERNANDES
Resumo
Na capital do estado de Santa Catarina, Florianópolis, encontra-se no bairro de Santo Antônio de Lisboa a Igreja de Nossa Senhora das Necessidades, construída entre os anos de 1750 a 1756. O objetivo desta pesquisa é realizar a análise da temática arquitetônica desta edificação religiosa a partir do estudo de seus elementos arquitetônicos externos, sejam esses decorativos, estruturais ou de vedação.
Espetáculo e Hibridação.As Perspectivas sobre o Turismo em Barra Grande – PI
SÉRGIO TORRES MORAES
MARINA BRITO DE OLIVEIRA MARQUES
Resumo
A partir das duas últimas décadas do século XX, o planejamento urbano passou a ser feito de maneira estratégica, pensando em como tornar a cidade mais competitiva e atrativa para investimentos, sobrepondo interesses privados aos públicos: a “cidade-mercadoria”. A fragmentação moderna significa para os espaços a substituição dos saberes locais para se adotar um modelo hegemônico, que homogeneíza práticas, costumes e construções ou pode gerar “hibridação cultural” – a formação de culturas a partir da interação da cultura local com culturas de diversas partes. Estas transformações, somada a uma “espetacularização dos lugares”, têm sido verificadas mais intensamente em cidades turísticas.
Eventificação urbana: análise das percepções socioespaciais no Festival Transmediale, Alemanha
LUÍZA CHIARELLI DE ALMEIDA BARBOSA
RODRIGO JOSÉ FIRMINO
Resumo:
A segregação espacial dos territórios urbanos é consequência das mudanças nos meios de comunicação e privatização de espaços públicos. Este fenômeno causou impactos na gestão urbana, e nas últimas décadas, desencadeou estratégias culturais para tentar amenizá-los. Existem diversas propostas para lidar com este desafio; a escolhida neste estudo é a artemídia em espaços urbanos, pois pode estabelecer comunicação em diferentes níveis, criando identidade e contexto compartilhados. O objetivo é apresentar a descrição e a análise da percepção dos participantes do festival de artemídia, em relação ao evento transmediale’18, ao museu onde acontece, Haus der Kulturen der Welt (HKW), e à cidade em que está inserido, Berlim; pois pode ser capaz de sobrepor os diferentes ambientes urbano, arquitetônico e social. Refletindo e cruzando estas três esferas destacou-se a relevância do evento e das percepções socioespaciais para os processos de tomadas de decisões urbanas, pelo interesse político, econômico ou turístico.
O labirinto dinâmico de Rem Koolhaas. Circulação e percurso em espaços de arte e cultura
ANA TAGLIARI
WILSON FLORIO
Resumo:
Com foco no estudo do sistema e elementos de circulação, no presente artigo foram selecionados edifícios que abrigam arte e cultura projetados pelo arquiteto Rem Koolhaas (OMA), organizados de modo a estruturar o partido, além de direcionar caminhos, percursos, percepção, visuais e olhares dos usuários pelo espaço. Os sete projetos selecionados envolvem diferentes expressões de arte e cultura: Kunsthal (Roterdã, 1992), Educatorium (Utrecht, 1997), Prada Epicenter (Nova York, 2000), Prada Epicenter (Bervely Hills, 2002), Casa da Música (Porto, 2005), Stedelijck BASE (Amsterdã, 2017) e Fondazione Prada (Milano, Itália, 2018). Por meio da investigação realizada envolvendo pesquisa bibliográfica, iconográfica, leituras, visitas, fotografias e desenhos analíticos, pode-se verificar a importância singular da circulação e percurso na materialização de conceitos definidos pelo arquiteto: o labirinto dinâmico de Rem Koolhaas.
O projeto como objeto de investigação: observações sobre o processo de projeto a partir da maquete física
ANA ELISA SOUTO
VANESSA DE CONTO
Resumo:
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um exercício projetual realizado pelos estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria do Campus de Cachoeira do Sul, na disciplina de Projeto I. O enfoque desta comunicação centra-se na importância do uso da maquete física no processo de ensino e aprendizagem como um recurso didático relevante para a criação de espaços livres e para a relação entre espaço aberto e arquitetura. As questões elencadas decorrem de um conjunto de ações necessárias fundamentais no processo e ensino de projeto.
Caminhografias no Minhocão em São Paulo
EVANDRO FIORIN
GUILHERME DO CARMO GOMES DIAS
Resumo:
O objetivo deste trabalho é revelar por meio da prática do caminhar, as potencialidades do Minhocão, no centro da cidade de São Paulo. Queremos demonstrar como este viaduto tem sua função totalmente subvertida, a partir das situações que registramos, caminhando por ele em dias alternados, finais de semana e feriados. Assim, apontaremos para uma diversidade de usos que rompem o sentido da cidade funcionalista, abrindo caminho para outras cidades possíveis, quando está interditado ao tráfego de veículos. Um local onde há espaço para o que não é necessário, para o que é opcional e, fundamentalmente, para a imaginação. A transurbância, descrita pelo arquiteto e urbanista italiano Francesco Careri, ampara o exercício peripatético que realizamos no Minhocão, com base em um projeto de pesquisa, para trazer à luz seus meandros, suas zonas opacas, prenhes de descompassos, alteridades e desafios.