Projeto e suas vertentes
RICARDO CARRANZA
O projeto teórico tem por objetivo o desenvolvimento
de ideias que disponibilizem o desenho
como fonte/instrumento de sua investigação.
O desenho então adquire o status/insigne
de um modelo capaz de tornar tangível/visível/tátil e,
possivelmente espera-se, legível/sensível,
de ideias arquitetônicas que ultrapassem/visem
os paradigmas do ambiente construído/destruído
incluindo à conquista de libertar-se
das amarras da mediocridade geradora/constrangedora
do mercado obsceno/normal/cotidiano.
A ideia aqui/então encontra suas
possibilidades/potencializadas conduzidas por um meio
com o qual, normalmente/ insurrecto, estabelece
uma dinâmica/dialética
em seu percurso crítico de projeto.
Conforme Le Corbusier, uma ideia
é uma matriz/compacta, uma célula mater,
uma raiz/cabeleira que se espalha em busca de
nutrientes; uma ideia, portanto, visa/procura
um desenho para exteriorizar-se/consumar-se/submergir-se
e provocar com seu naufrágio o insight
e consequentemente/esperado avanço da ideia. O desenho
metamorfoseado em modelo tridimensional
requalificasse-se/regenera-se
como unidade autônoma/interdependente e contraponto
ao espaço real. O desenho, como forma ideal
exteriorizada/lançada/fisgada, substitui/assume o vazio
por uma postura crítica ao reconhecido espaço real;
torna-se/retoma uma alternativa
para se estudar/distribuir, mediante sua visualização,
pura e simples, convertida em um modelo,
uma proposta/viável/futura.
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