ARQUITETURA METROPOLITANA
DENISE XAVIER
“Movendo-se com sensibilidade entre os domínios da história cultural e leituras de projeto ancoradas numa perspectiva de ofício, este trabalho nos apresenta a capital paulista num momento privilegiado de sua história.(...) A São Paulo dos primeiros anos 50 é uma cidade que não apenas sofre o processo de transformação em metrópole mas que decididamente quer sê-lo.
Como boa leitora, Denise Xavier sabe que a arquitetura é, historicamente, a primeira das técnicas urbanas. Como profissional engajada com os desafios de pensar o presente, não se permite esquecer a necessária e salutar superação de uma visão da arquitetura concebida como veículo da neutralidade técnica a impor uma ordenação apaziguadora dos conflitos da cidade não pode ser confundida com seu abandono como um saber específico – e insubstituível—sobre a cidade.
Esta perspectiva de trabalho, plenamente ancorada na reflexão e no trabalho acadêmicos, encontra talvez sua motivação maior nos alertas que nos vem do próprio exercício profissional contemporâneo.Por isso parecem tão presentes no texto a convicção de Paulo Mendes da Rocha a lembrar incessantemente que o edifício é apenas um equipamento e que o homem habita a cidade. Ou alerta de Rem Koolhas a impedir-nos de esquecer que a cidade é o único que nos resta.”
(da apresentação de Carlos A.Ferreira Martins)
Título: Arquitetura Metropolitana
Autora: Denise Xavier
Edição: Anna Blume, Fapesp, 2007
198p; 110x240mm;brochura; ilustrado
Acessos: 1509