Jardim Edith: Projeto e utopias

Autores

  • Aécio Flávio de Souza Lacerda Júnior Professor na Universidade Nove de Julho
  • Edite Galote Carranza Professora na Universidade São Judas Tadeu
  • Luis Octavio P. L. de Faria e Silva Professor na Universidade São Judas Tadeu

Palavras-chave:

Habitação de Interesse Social, Utopia, Arquitetura Contemporânea, Arquitetura Paulista, Jardim Edith

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar e refletir sobre o processo de projeto do Conjunto Habitacional Jardim Edith, localizado na região sul da cidade de São Paulo, construído para realocar moradores da favela de mesmo nome, removida em função de uma série de transformações urbanas junto a ela ocorridas. Tendo como ponto de partida uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um trabalho de mestrado, o artigo pretende discutir aquele processo de projeto face à perspectiva da possibilidade de concretização de utopias: uma apregoada Utopia social do chamado Movimento Moderno na arquitetura e no urbanismo, Utopia da plena democracia participativa e Utopia da sustentabilidade social, já que o resultado materializado garantiu o direito à cidade para algumas famílias da comunidade da antiga favela, no sentido de permanecerem em área com acesso a redes de infraestrutura e equipamentos urbanos.

Biografia do Autor

Aécio Flávio de Souza Lacerda Júnior, Professor na Universidade Nove de Julho

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade São Judas Tadeu (2016) e professor da Universidade Nove de Julho.

Edite Galote Carranza, Professora na Universidade São Judas Tadeu

Mestre pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie em 2004; doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP; diretora do escritório de arquitetura e editora G&C Arquitectônica e da revista eletrônica 5% arquitetura + arte ISSN 1808-1142. Publicações em revistas especializadas, livros Escalas de Representação em Arquitetura, Detalhes Construtivos de Arquitetura e O quartinho invisível: escovando a história da arquitetura paulista a contrapelo. Professora da graduação e pós-graduação da Universidade São Judas Tadeu.

Luis Octavio P. L. de Faria e Silva, Professor na Universidade São Judas Tadeu

Arquiteto (1989), mestre (2001), doutor (2008) FAUUSP. Professor pós-graduação strictu sensu Arquitetura e Urbanismo Universidade São Judas Tadeu; coordenador do curso Habitação e Cidade, Escola da Cidade; Mediador da Plataforma habita-cidade, que fomenta uma agenda socioambiental.

Publicado

2019-06-30

Edição

Seção

Periódico