Domus real x domus ideal: considerações sobre a casa urbana da antiga Roma

Autores

  • Sílvia Lopes Carneiro Leão Departamento de Arquitetura da UFRGS

Palavras-chave:

Arquitetura doméstica, História da Arquitetura, Roma Antiga

Resumo

O presente artigo é parte de uma pesquisa que tem como foco a casa unifamiliar moderna e seus antecedentes. Faz uma reflexão sobre a domus da antiga Roma, considerando seus principais espaços e sua estrutura formal. Consiste em uma análise comparativa entre a domus ideal, proposta pelo arquiteto romano Marco Vitrúvio Pólio no Tratado publicado entre os anos 30 e 20 a.C., e a domus real, efetivamente construída e habitada.

 Usou-se, para tanto, uma amostra constituída por algumas das principais casas resgatadas nas escavações arqueológicas da cidade italiana de Pompeia, soterrada em uma erupção do vulcão Vesúvio no ano de 79 d.C.

Tais residências foram aqui submetidas a um processo de análise, medição e comparação a partir de imagens e dados coletados em bibliografia específica. A comparação teve por objetivo avaliar até que ponto as regras de composição propostas por Vitrúvio no Livro VI de seu Tratado foram observadas nos projetos residenciais do período. Permitiu constatar que grande parte das propostas teóricas do arquiteto foram efetivamente realizadas na prática, mas por vezes adaptadas às circunstâncias específicas do projeto, tais como programa, sítio de implantação e usuário. O artigo ressalta, também, a influência das ideias de Vitrúvio na arquitetura posterior e suas repercussões até os dias atuais.

Biografia do Autor

Sílvia Lopes Carneiro Leão, Departamento de Arquitetura da UFRGS

Professora de Projeto Arquitetônico na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorou-se em 2011 pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFRGS (PROPAR) com a tese intitulada As fachadas da casa moderna, merecedora de menção honrosa no II ENAPARQ (2012). Criadora da Revista ARQTEXTO, periódico de divulgação do PROPAR, foi Coordenadora Editorial da revista entre 2000 e 2003 e participa até hoje de sua Comissão Editorial. Coordenou por duas vezes o Projeto de Extensão intitulado Arquitetura do Renascimento Italiano, que culminou com viagens de estudos à Itália em 2013 e 2015. Coordenou, também, o projeto de extensão Arquitetura e urbanismo na Espanha: das raízes árabes à cidade contemporânea, que incluiu viagem de estudos à Espanha em 2016. Dedica-se ao ensino de arquitetura e à pesquisa na área de arquitetura habitacional em seus vários âmbitos.

Downloads

Publicado

2018-06-22

Edição

Seção

Periódico