A experiência imagética na arquitetura “Raio que o parta”

Autores

  • Laura Caroline Carvalho da Costa Instituto Federal do Pará
  • Cybelle Salvador Miranda Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Raio que o parta, arquitetura, imagem, Amazônia

Resumo

“Raio que o parta”, em arquitetura, é um termo associado à manifestação estética concebida por engenheiros, mestres-de-obras e moradores que recriaram o modernismo nas residências de classe média e popular no Pará, diferenciando-se das demais assimilações do moderno no Brasil pelo emprego de mosaicos com desenhos de setas e raios, executados com cacos de azulejos nas platibandas. Face à perspectiva comumente difundida de que se tratou de um modernismo de fachada, posto que alguns exemplares são constituídos de reformas a partir de pré-existências das arquiteturas de traços colonial e eclético, identificamos construções “de raiz” erguidas entre os anos 50 e 60 do século XX e que trazem os elementos do RQP para o espaço interno, no intuito de modernizar a casa na sua ambiência interior. Ao constatar, nos últimos anos, o apagamento crescente dos elementos RQP nas fachadas da capital paraense, percebe-se também uma valorização de seus padrões decorativos em outros segmentos da cultura material como o design e a moda. Assim, o presente artigo discute o RQP enquanto experiência imagética do moderno através da arquitetura não-erudita, analisando três casas edificadas “de raiz” situadas nas cidades de Belém e Abaetetuba, ambas no Estado do Pará.

Biografia do Autor

Laura Caroline Carvalho da Costa, Instituto Federal do Pará

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo UFPA, Arquiteta e Urbanista (UFPA, 2013), Bacharel em Design (UEPA, 2010), Mestre em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU-UFPA, 2015) e Professora do Instituto Federal do Pará.

Cybelle Salvador Miranda, Universidade Federal do Pará

Professor Associado III da Universidade Federal do Pará, atuando na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da UFPA. Coordena o Laboratório de Memória e Patrimônio Cultural, com trabalhos na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio cultural, história da Arquitetura paraense e Arquitetura Assistencial e saúde. Lidera do Grupo Arquitetura, memória e etnografia e integra os Grupos de pesquisa: Saúde e Cidade: arquitetura, urbanismo e patrimônio cultural (FIOCRUZ), Rede Amazônia de Pesquisa em Arquitetura (UNIFAP) e Centro de Literaturas e Culturas lusófonas e europeias (CLEPUL/Universidade de Lisboa), Grupo de Investigação "Metamorfoses da Herança Cultural".Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará (1997), Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (2000), Doutorado em Ciências Sociais (Antropologia) pela Universidade Federal do Pará (2006). Pós-doutorado em História da Arte pela Universidade de Lisboa (2015).

Downloads

Publicado

2022-07-27