Criatividade nos Edifícios de Escritórios de Carlos Bratke

Autores

Palavras-chave:

Heurística, Estratégia Projetual, Cognição em Projeto

Resumo

Estudos sobre criatividade a partir da década de 1950 permitiram avanços significativos no conhecimento de seus traços e de suas características. Carlos Bratke pertence a uma geração de arquitetos formados na década de 1960 que buscou alternativas à arquitetura moderna em São Paulo. Após levantamento pautado por procedimentos metodológicos, identificou-se um conjunto de edifícios concebidos pelo arquiteto, entre 1975 e 1985, em São Paulo, que contêm características em comum decorrentes de uma implícita linha de pensamento do arquiteto. A contribuição do presente artigo é a identificação e a discussão de características singulares que demonstram a criatividade do arquiteto nos projetos analisados.

Biografia do Autor

Wilson FLORIO, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor Adjunto Permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Professor Adjunto do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Coordenador do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie. Coordenador de Projeto de Internacionalização "Cidade, Projeto e Equidade", CAPES PRINT. Ex-Coordenador de Pesquisa e TCC da FAU Mackenzie entre 2016 e 2018. Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1998). Possui Especialização em Didática do Ensino Superior (1995). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1986). Coordenador do Laboratório de Prototipagem Rápida da FAU Mackenzie. É Assessor ad-hoc da FAPESP, Consultor da CAPES, e revisor de periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Arquitetura Contemporânea, com ênfase em projeto de edificações e tecnologia da informação na construção civil, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição e processo de projeto, reflexão sobre a prática, criatividade, tecnologia da arquitetura, sistemas de representação e fabricação digital. Líder do Grupo de Pesquisa "Arquitetura, Processo de Projeto e Análise Digital", cujo objetivo é investigar os princípios operativos da prática de projeto na arquitetura contemporânea a partir do uso das novas tecnologias digitais.

Haron Gabriel, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Arquiteto e Urbanista formado pela FAU Mackenzie. Arquiteto e Urbanista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-Graduado pela Escola da Cidade e Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação da FAU Mackenzie. Atual técnico do Laboratório de Prototipagem da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie.

Downloads

Publicado

2022-01-21