Análise sensorial do lugar na perspectiva de Juhani Pallasmaa: um estudo de caso na Praia do Pontal, Florianópolis (SC)

Autores

Palavras-chave:

Fenomenologia da Arquitetura. Análise Sensorial do Lugar. Juhani Pallasmaa.

Resumo

Ao considerar a prática projetual arquitetônica na contemporaneidade, existe a necessidade de repensar interfaces entre o ser humano e o espaço habitado. Nesse cenário, o objetivo deste artigo é investigar estratégias de análise sensorial do lugar a partir da perspectiva do arquiteto Juhani Pallasmaa. Trata-se de uma abordagem realizada na disciplina (Informação Ocultada), no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade (Informação Ocultada). Como estudo de caso, o trabalho apresenta uma pesquisa de campo caracterizada por visitas exploratórias realizadas pelos autores na Praia do Pontal, em Florianópolis - Santa Catarina. Adota-se uma abordagem fenomenológica de experimentação do lugar, considerando as seguintes propriedades: composição geométrica, padrões de luz e sombra, características sonoras, qualidades materiais, paisagem do entorno, variação climática, relação espaço e tempo, e percepção olfativa. Os resultados evidenciam características sensíveis do lugar, expondo uma narrativa sobre a localidade, que contribui para o conhecimento de uma dimensão imaterial que se funde com o caráter material inerente aos espaços, através da associação de elementos como vegetações, rochas, faixas de areia, condicionantes do entorno, bem como fluxos e concentração de pessoas. Sendo assim, a discussão demonstra que a perspectiva de Juhani Pallasmaa pode contribuir como suporte na construção de estratégias para a análise sensorial do lugar, mediante a imersão do arquiteto no espaço habitado, para então descrever e interpretar a experiência vivenciada, o que pode cooperar como uma etapa presente no aprimoramento da formação de práticas projetuais em arquitetura.

Biografia do Autor

Paula Gabbi Polli, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é estudante de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tendo como concentração a área de Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade. Atua com estudos voltados para urbanismo e paisagem, com ênfase em significados urbanos e a cidade dos sentidos.

Matheus José Rigon, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Especialista em Arquitetura da Cidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é  doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tendo como concentração a área de Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade. Atua com estudos focados em interfaces entre cidade, turismo, arquitetura e patrimônio cultural.

Leonardo de Oliveira Brito, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Arquiteto e Urbanista graduado pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorando na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP). Tem como concentração a área de Projeto de Arquitetura e Urbanismo, na linha de pesquisa em Teoria e Método Aplicados ao Projeto em Arquitetura e Urbanismo. Atua como Arquiteto e Urbanista na Diretoria de Planejamento e Gestão de Infraestrutura da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Maristela Moraes de Almeida, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestra e Doutora na área de Ergonomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente e pesquisadora no Departamento de Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordena o Grupo de Pesquisa em Arquitetura Ecopoética. Atua na área de Projeto Arquitetônico, concentrando-se nas interações entre arquitetura, pessoas e natureza.

Downloads

Publicado

2022-01-21