As Ilhas do Porto e as tipologias de habitação dos séculos XIX e XX

Autores

  • Andrea Toth Teixeira

Palavras-chave:

Habitação Social, Políticas de Habitação, Industrialização

Resumo

O artigo apresenta uma caracterização das “Ilhas” e seu desenvolvimento ao longo dos séculos XIX e XX, a partir do estudo de situações inerentes das habitações e da população em que lá habitava.

A análise desenvolvida através de pesquisas realizadas aponta questões como o fundamento de sua existência, após um aumento demográfico de relevância na cidade do Porto, os problemas de salubridade notáveis nestas zonas, a partir de questões como ventilação e iluminação e a visão que outras classes sociais tinham a respeito destas moradias. Com o passar dos anos, algumas intervenções foram empregadas, entretanto suas concepções de organização do espaço urbano não alcançaram um bom desfecho para a época. Por fim buscamos realçar a importância que as Ilhas tiveram e ainda tem para a sociedade nos dias de hoje. Arquitetos contemporâneos como Álvaro Siza Vieira, o qual foi referido neste artigo e teve duas obras denotadas, e o Movimento SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local), cujo defende a ideia da população intervir nas decisões de urbanização da cidade, mostrando a importância do poder local e do público e colocando assim as Ilhas à vista para todos, sem os preconceitos de tempos precedentes.

Biografia do Autor

Andrea Toth Teixeira

Arquiteta e Urbanista, Bacharel, Estudante Especial do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, tecnologia e Cidade em Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Avenida Coronel Joaquim Montenegro, 17 / 71, Ponta da Praia, Santos/Sp. 11035-001

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Magazine