Eventificação urbana

Análise das percepções socioespaciais no festival transmediale, Alemanha

Autores

Palavras-chave:

Espaços públicos, Interação socioespacial, Artemídia, Transmediale, Eventificação

Resumo

A segregação espacial dos territórios urbanos é consequência das mudanças nos meios de comunicação e privatização de espaços públicos. Este fenômeno causou impactos na gestão urbana, e nas últimas décadas, desencadeou estratégias culturais para tentar amenizá-los. Existem diversas propostas para lidar com este desafio; a escolhida neste estudo é a artemídia em espaços urbanos, pois pode estabelecer comunicação em diferentes níveis, criando identidade e contexto compartilhados. O objetivo é apresentar a descrição e a análise da percepção dos participantes do festival de artemídia, em relação ao evento transmediale’18, o museu onde acontece, Haus der Kulturen der Welt, e a cidade em que está inserido, Berlim, pois pode ser capaz de sobrepor os diferentes ambientes urbano, arquitetônico e social. Refletindo e cruzando estas três esferas destacou-se a relevância do evento e das percepções socioespaciais para os processos de tomadas de decisões urbanas, pelo interesse político, econômico ou turístico. Como resultado, avaliou-se as interações urbanas do estudo de caso, abrangendo as diferentes escalas e níveis de percepção entre cidade, espaço arquitetônico e pessoas, considerando o contexto cultural e político de Berlim. Sendo assim, pode-se constituir evidências e exames sobre as interações socioespaciais urbanas a partir da percepção dos participantes do evento, por meio de aplicação de questionário. Isto permitiu compreender que a artemídia apresenta pontos positivos e limitações para as interações.

Biografia do Autor

Luíza Chiarelli de Almeida Barbosa, Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC)

Professora na Faculdade Católica de Santa Catarina, Joinville. Coautora do livro Vales Imaginários - Anhangabaú, São Paulo, previsão de lançamento 2020. Especialização em andamento, MBA em Gestão Escolar, na USP. Professora da disciplina Experiência Estética na pós-graduação em Comunicação, design e expressão visual, turma 2020, na Universidade Positivo. Mestre profissional em Gestão Urbana pela PUCPR (2019), com mestrado-sanduíche na Université Savoie Mont Blanc (França). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2014).

Rodrigo José Firmino, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR

Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana e do curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C. Realizou, entre setembro de 2015 à setembro de 2016, estágio sênior pós-doutoral (financiado pela CAPES) como Honorary Senior Research Associate no Urban Laboratory da University College London (UCL). Rodrigo é Editor-Chefe da Revista URBE desde 2009. Possui doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Newcastle University, Reino Unido (2004), mestrado em Arquitetura e Urbanismo (São Carlos) pela USP (2000) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UNESP (1995).

Downloads

Publicado

2021-01-22

Edição

Seção

Periódico