O Labirinto Dinâmico de Rem Koolhaas.

Circulação e percurso em espaços de arte e cultura

Autores

  • Ana Tagliari Unicamp
  • Wilson Florio

Palavras-chave:

Rem Koolhaas, circulação e percurso, espaço-tempo, arquitetura contemporânea

Resumo

O artigo aqui apresentado é fruto da pesquisa com auxílio do CNPq que investiga circulação e percurso em arquitetura. Para este texto selecionamos edifícios que abrigam arte e cultura projetados pelo arquiteto Rem Koolhaas (OMA) com foco no estudo do sistema e elementos de circulação, que são organizados de modo a estruturar o partido, além de direcionar caminhos, percursos, percepção, visuais e olhares dos usuários pelo espaço. Os sete projetos selecionados envolvem diferentes expressões de arte e cultura: Kunsthal (Roterdã, 1992), Educatorium (Utrecht, 1997), Prada Epicenter (Nova York, 2000), Prada Epicenter (Bervely Hills, 2002), Casa da Música (Porto, 2005), Stedelijck BASE (Amsterdã, 2017) e Fondazione Prada (Milano, Itália, 2018). Por meio da investigação realizada envolvendo pesquisa bibliográfica, iconográfica, leituras, visitas, fotografias e desenhos analíticos, pode-se verificar a importância singular da circulação e percurso na materialização de conceitos definidos pelo arquiteto. O labirinto dinâmico de Rem Koolhaas.

Biografia do Autor

Ana Tagliari, Unicamp

Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), credenciada no Programa de Pós-Graduação "Arquitetura, Tecnologia e Cidade", onde realiza pesquisa financiada pelo CNPq. Doutorado em Arquitetura (FAUUSP 2012), área de concentração Projeto de Arquitetura (Bolsa CNPq), Mestrado pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas ( IA-UNICAMP 2008 - Prêmio Franklin Delano Roosevelt 2009) e Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (FAU-Mackenzie UPM 2002). Pós-Doutorado realizado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie na área de Teoria e História da Arquitetura. É Assessora ad-hoc da FAPESP e avaliadora de eventos científicos e periódicos nacionais e internacionais. É autora dos livros "Vilanova Artigas. Projetos residenciais não construídos" (com Rafael Perrone e Wilson Florio, 2017) e "Frank Lloyd Wright. Princípio, Espaço e Forma na Arquitetura Residencial", 2011 (Menção Honrosa - Premiação IAB 2011). Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa "Arquitetura: Projeto, Representação e Análise", além de integrar o Grupo de pesquisa "Arquitetura, Processo de Projeto e Análise Digital" da FAU-Mackenzie. Participou do Grupo "Arquitetura: Projeto, Pesquisa e Ensino" da FAUUSP. Atua em pesquisas na área de Teoria e Projeto de Arquitetura, História da Arquitetura, Análise de projeto em arquitetura, circulação e percurso em arquitetura, especialmente.

Wilson Florio

Professor Adjunto Permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Professor Adjunto do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Ex-Coordenador do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie. Coordenador de Projeto de Internacionalização "Cidade, Projeto e Equidade", CAPES PRINT. Ex-Coordenador de Pesquisa e TCC da FAU Mackenzie entre 2016 e 2018. Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1998). Possui Especialização em Didática do Ensino Superior (1995). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1986). Coordenador do Laboratório de Prototipagem Rápida da FAU Mackenzie. É Assessor ad-hoc da FAPESP, Consultor da CAPES, e revisor de periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Arquitetura Contemporânea, com ênfase em projeto de edificações e tecnologia da informação na construção civil, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição e processo de projeto, reflexão sobre a prática, criatividade, tecnologia da arquitetura, sistemas de representação e fabricação digital. Líder do Grupo de Pesquisa "Arquitetura, Processo de Projeto e Análise Digital", cujo objetivo é investigar os princípios operativos da prática de projeto na arquitetura contemporânea a partir do uso das novas tecnologias digitais.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Periódico