Desafios e possibilidades ao se projetar na região do Marajó

Autores

  • Luis Octávio Silva

Palavras-chave:

Marajó, Natureza e Sociedade, Arquitetura Local

Resumo

Reflexões e considerações sobre a região amazônica do Marajó e sobre a relação Natureza-Sociedade, das quais a Arquitetura pode ser vista como manifestação, além de investigações propositivas para recomposição de edifício de uso escolar no município marajoara de Chaves, realizadas a propósito de participação em ciclo de capacitação de professores da rede de ensino naquele município, no Polo do Alto Cururu, entre 2017 e 2018.

O ciclo de capacitação contou com um grupo multidisciplinar composto por pedagogos, engenheiros, agrônomos, artistas e nele o autor foi convidado a contribuir na perspectiva de sua formação como arquiteto. Algumas viagens foram feitas às escolas no Polo do Alto Cururu e encontros com os professores locais foram realizados, com oficinas de novas práticas pedagógicas e debates sobre o ensino, espaços a ele destinados, possibilidades.

A partir de autores que se dedicam a temas referentes, o artigo se propõe a expor algo da compreensão sobre a Natureza e sua visão no âmbito da Sociedade, que têm sido objeto de reflexão por parte de muitos pensadores, e a postura que se depreende do debate é a de que o ser humano deverá, em suas ações, tratar com cuidado a biosfera, da qual é integrante, compondo a ciência, causa e desdobramento da experiência moderna, com saberes tradicionais perceptíveis nas comunidades locais. Pretende-se, assim, trazer uma contribuição para a necessária revisão de conceituação da ação humana na Amazônia, região chave para o equilíbrio no planeta e que se vê profundamente ameaçada.

Ensaios propositivos para edifício escolar no município de Chaves são apresentados como possibilidades em face de indagações levantadas.

Biografia do Autor

Luis Octávio Silva

Doutorado FAUUSP 2008, USJT, Escola da Cidade, Praça Benedito Calixto, 86 apto 12, Pinheiros, São Paulo

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Periódico