Documentação e análise: Casa Bermúdez, 1952-58, Bogotá, Colômbia

Autores

  • Sílvia Lopes Carneiro Leão Professora de Projeto Arquitetônico na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Palavras-chave:

Casa unifamiliar moderna, Arquiteto Guillermo Bermúdez, Bogotá-Colômbia

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar e analisar material documental sobre importante obra latino-americana moderna: a casa do arquiteto Guillermo Bermúdez (1924-1995), projetada e construída entre 1952-60, em Bogotá, Colômbia.

A obra faz parte de uma amostra de casas modernas exemplares do período 1915-1960, estudadas na tese de doutorado da autora, intitulada “As fachadas da casa moderna”. A Casa Bermúdez foi a única representante colombiana da amostra, que incluía residências de Europa, Estados Unidos e América Latina. O material analisado foi obtido por intermédio do arquiteto Daniel Bermúdez, filho do autor.

 A obra de Guillermo Bermúdez destaca-se pela qualidade dos projetos habitacionais, entre eles sua própria residência, premiada na Primeira Bienal de Arquitetura da Colômbia em 1962. A casa foi construída em três etapas: na primeira, constava de volume de dois pavimentos com cobertura em abóbadas e marquise borboleta frontal, em contato com a rua e com o pátio aos fundos; na segunda, o lote é acrescido de uma faixa lateral e a casa sofre o acréscimo de uma ala longitudinal de um pavimento; a terceira etapa consiste no acréscimo de um volume longitudinal de serviços a nordeste, com um pavimento de altura. 

Pretende-se, a partir do rico material documental disponível, analisar as diversas etapas de construção do ponto de vista arquitetônico, considerando evoluções de programa, volume, relações com o lugar e conexões com algumas das principais manifestações arquitetônicas do período moderno.

Biografia do Autor

Sílvia Lopes Carneiro Leão, Professora de Projeto Arquitetônico na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

A arquiteta Sílvia Lopes Carneiro Leão é professora de Projeto Arquitetônico na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (Rua Sarmento Leite, 320, Sala 410 – CEP. 90050-170 – Porto Alegre/RS – Brasil – Contatos: 55(51) 3308.3124 –  arq01@ufrgs.br). Doutorou-se em 2011 pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFRGS (PROPAR) com a tese intitulada As fachadas da casa moderna, merecedora de menção honrosa no II ENAPARQ (2012). Criadora da Revista ARQTEXTO, periódico de divulgação do PROPAR, foi Coordenadora Editorial da revista entre 2000 e 2003 e participa até hoje de sua Comissão Editorial. Coordenou por duas vezes o Projeto de Extensão intitulado Arquitetura do Renascimento Italiano, que culminou com viagens de estudos à Itália em 2013 e 2015. Coordenou, também, o projeto de extensão Arquitetura e urbanismo na Espanha: das raízes árabes à cidade contemporânea, que incluiu viagem de estudos à Espanha em 2016. Dedica-se ao ensino de arquitetura e à pesquisa na área de arquitetura habitacional em seus vários âmbitos, com frequente participação em congressos e publicação de artigos.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Periódico