O projeto como objeto de investigação:Observações sobre o processo de projeto a partir da maquete física

Autores

Palavras-chave:

: Processo de projeto, Maquete física., Projeto de paisagismo

Resumo

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um exercício projetual realizado pelos estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria do Campus de Cachoeira do Sul, na disciplina de Projeto I. O enfoque desta comunicação centra-se na importância do uso da maquete física no processo de ensino e aprendizagem como um recurso didático relevante para a criação de espaços livres e para a relação entre espaço aberto e a arquitetura. As questões elencadas decorrem de um conjunto de ações necessárias a empreender no ensino de projeto. A metodologia utilizada parte da construção de uma maquete física em que se devem criar ambientes de integração entre a arquitetura proposta e os espaços livres abertos. As considerações finais partem da importância deste recurso didático como ferramenta tridimensional para o aprendizado de projeto e no domínio das variáveis espaciais.  Busca-se analisar de que maneira os modelos tridimensionais são utilizados no processo de projeto e qual o papel que desempenham no ensino do projeto contemporâneo.

Biografia do Autor

Ana Elisa Souto, UFSM

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (PROPAR/UFRGS, 2002). Doutorado em Arquitetura na área de Teoria História e Crítica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PROPAR/UFRGS, 2010). Tese: Projeto Arquitetônico e a relação com o lugar nas obras de Paulo Mendes da Rocha 1958-2000. (Orientação: Ph.D. Arq. Edson da Cunha Mahfuz). Trabalhou como professora na UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul (2002-2009). Trabalhou na área de Projetos de Arquitetura no Centro Universitário Univates, Lajeado-RS (2008-2011). Atuou como docente na Universidade do Vale dos Sinos – UNISINOS, São Leopoldo (2009 - 2011). Professora na Universidade Feevale, (2012-2013) NH-RS. Professora da UniRitter (2014-2017). Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo na área Área: Projeto de Arquitetura e Urbanismo/Adequação Ambiental/Teoria da Arquitetura na UFSM/CS desde maio 2019. Colabora como avaliadora (Ad hoc) no Comitê Editorial da Arquitetura revista – Unisinos (indexado no Web of Science em 2009 e Qualis B2- Capes). Membro da comissão científica externa, avaliando os projetos do Programa Institucional de Iniciação Científica-PIBIC/UNICRUZ 2015/2016. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Processo de Projeto Arquitetônico. Líder dos grupos de pesquisa cadastrados no CNPQ: PROJE_ARQ: Projeto de Arquitetura, Processos de Projeto, Operações, Métodos e Instrumentos para projetar em Arquitetura. PROJECON_ARQ: Projeto de Arquitetura, Conforto, Eficiência Energética, Sustentabilidade. Coordenadora do META-Grupo de Modelagens e Tecnologias Aplicadas.

Vanessa De conto, UFSM

Professora Substituta do Curso de Arquitetura e Urbanismo - UFSM/Cachoeira do Sul. Arquiteta e Urbanista 2018/2. Mestra em Engenharia de Produção 2017/1. Cientista da Computação - 2009. Integrou, de 2014 a 2017, como pesquisadora o Núcleo de Inovação e Competitividade - NIC, grupo que compõem o Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP/UFSM, desenvolvendo pesquisas sobre Certificações Ambientais, Habitação de Interesse Social, Sustentabilidade e outras temáticas que tangenciam a Engenharia de Produção e a Arquitetura.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Periódico