Praça Nereu Ramos: O patrimônio cultural como fomento da memória e identidade urbana

Autores

  • Grasiele de Costa Scarduelli Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Teresinha Maria Gonçalves Universidade do Extremo Sul Catarinense, Mestrado em Ciências Ambientais

Palavras-chave:

Espaço Público, Lugar antropológico, percepção ambiental

Resumo

A praça é espaço livre público. É ambiente coletivo de múltiplos significados. A praça é local de vida urbana, onde ocorrem processos complexos de construção de identidade urbana, promoção da memória, significados e reconhecimento pessoal e interações entre o sujeito e seu ambiente construído. O patrimônio cultural é constituído por objetos físicos e dimensões simbólicas de um determinado espaço. A cidade é fruto de seu patrimônio cultural, e sua sociedade é fruto de sua memória. Este trabalho trata-se se um estudo interdisciplinar sob a perspectiva da psicologia ambiental e da arquitetura e urbanismo sobre o ambiente urbano, realizada na Praça Nereu Ramos situada em Criciúma/SC. Tendo como base a pesquisa desenvolvida no âmbito da dissertação de mestrado em Ciências Ambientais da primeira autora, o artigo pretende realizar uma reflexão sobre a Praça Nereu Ramos como elemento histórico ao processo de urbanização da cidade, bem como analisar a importância da preservação dos patrimônios culturais para compreensão da memória e identidade da sua população. Utiliza como metodologia a abordagem de pesquisa qualitativa, cujo método utilizado foi estudo de caso e a técnica de coleta de dados foi composta pelo inventário fotográfico, observações e entrevistas semiestruturadas realizadas ao longo da Praça. As análises dos dados foram realizadas por meio de análise de conteúdo e ou análise por conceitos chave.

Biografia do Autor

Grasiele de Costa Scarduelli, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Mestranda em Ciências Ambientais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC, 2018). Especialista em Arquitetura, construção e gestão de edificações sustentáveis pela Faculdade Unyleya – 2018 e arquiteta e urbanista pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC, 2016). Tem experiência em projetos arquitetônicos residenciais e comerciais. 

 

Teresinha Maria Gonçalves, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Mestrado em Ciências Ambientais

Possui mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná. Pós Doutorado em Naturaleza. Espacio y Sociedad pela Universidad de Chile-UCHILE ( 2015) . Especialista em Metodologia da Pesquisa de Campo pela Fundación Konrad Adenauer - México . Especialista em Filosofia Política pela UFPR . Especialista em Saúde Pública pela FIOCRUZ. Atualmente é professor titular da Universidade do Extremo Sul Catarinense, atuando no Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais ( mestrado e doutorado e no curso de Psicologia). Coordena o Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre Meio Ambiente e Espaço Urbano-GIPMAUR e dirige o Laboratório de Pesquisa sobre Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Psicologia Ambiental que agrega estudantes de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado . Tem experiência em Ciências Ambientais atuando nos seguintes temas; meio ambiente e desenvolvimento,, ética, natureza e sociedade. meio ambiente urbano, gestão ambiental e gestão ambiental urbana,os espaços públicos da cidade, sustentabilidade urbana, urbanidade e psicologia ambiental. Em Psicologia tem experiência em Psicologia Social e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: a produção da subjetividade.O processo de subjetivação na sociedade contemporânea, os impactos do mundo virtual no processo de subjetivação.Apropriação do espaço, percepção, a ética e os valores que orientam a relação sociedade/natureza. A sociedade pós-moderna e as desigualdades socioculturais. .Consultora..ad hoc da CAPES na área de Psicologia Social. (

Downloads

Publicado

2020-07-06

Edição

Seção

Periódico