A elaboração de um projeto arquitetônico para uma escola de música, como incentivo a cultura, no município de Videira-SC.
Palavras-chave:
Arquitetura Escolar, Cultura, Escola de MúsicaResumo
Elementos presentes na música existem desde o período pré-histórico, exercendo um importante papel de enriquecimento cultural. O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados do estudo desenvolvido com intuito de embasar a elaboração de um anteprojeto arquitetônico para uma escola de música municipal a ser implementada no município de Videira–SC. A metodologia utilizada na pesquisa foi do tipo qualitativa exploratória, embasada em fundamentação teórica, análise de estudos de caso e terrenos, além de visitas in loco. Cabe salientar que, no decorrer do estudo, se tornou notória a importância do contato do ser humano com a música, devido às vantagens psíquicas que são desenvolvidas e estimuladas. Atualmente, pode-se observar que as atividades musicais na cidade ocorrem, em sua maioria, no Centro de Eventos Vitória, no entanto como o edifício não oferece infraestrutura adequada se torna necessária a criação de uma nova construção. Nesse sentido, a implantação da escola de música foi prevista no estudo em uma fração do terreno do parque “Cidade da Criança”, compreendendo espaço físico com área inicial de 3.099,20 m². Para tal, o programa de necessidades, organograma e fluxograma desenvolvido busca atender a demanda estimada, abrangendo setores de ensino, auditório, funcionários, social e de apoio, sendo proposto um local de convívio para a comunidade. Dessa forma, passada essa primeira etapa de levantamento, através das informações coletadas no decorrer da pesquisa, se tornou viável a continuidade do estudo para elaboração da proposta de anteprojeto arquitetônico para uma escola de música, como incentivo a cultura do município.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Fabiana Menegon, Tulainy Parisotto, Jeferson Eduardo Suckow, Juliana Aparecida Biasi, Inara Pagnussat Camara
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.