A elaboração de um projeto arquitetônico para uma escola de música, como incentivo a cultura, no município de Videira-SC.

Autores

  • Fabiana Menegon UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Tulainy Parisotto UNOESC
  • Jeferson Eduardo Suckow UNOESC
  • Juliana Aparecida Biasi UNOESC
  • Inara Pagnussat Camara UNOESC

Palavras-chave:

Arquitetura Escolar, Cultura, Escola de Música

Resumo

Elementos presentes na música existem desde o período pré-histórico, exercendo um importante papel de enriquecimento cultural. O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados do estudo desenvolvido com intuito de embasar a elaboração de um anteprojeto arquitetônico para uma escola de música municipal a ser implementada no município de Videira–SC. A metodologia utilizada na pesquisa foi do tipo qualitativa exploratória, embasada em fundamentação teórica, análise de estudos de caso e terrenos, além de visitas in loco. Cabe salientar que, no decorrer do estudo, se tornou notória a importância do contato do ser humano com a música, devido às vantagens psíquicas que são desenvolvidas e estimuladas. Atualmente, pode-se observar que as atividades musicais na cidade ocorrem, em sua maioria, no Centro de Eventos Vitória, no entanto como o edifício não oferece infraestrutura adequada se torna necessária a criação de uma nova construção. Nesse sentido, a implantação da escola de música foi prevista no estudo em uma fração do terreno do parque “Cidade da Criança”, compreendendo espaço físico com área inicial de 3.099,20 m². Para tal, o programa de necessidades, organograma e fluxograma desenvolvido busca atender a demanda estimada, abrangendo setores de ensino, auditório, funcionários, social e de apoio, sendo proposto um local de convívio para a comunidade. Dessa forma, passada essa primeira etapa de levantamento, através das informações coletadas no decorrer da pesquisa, se tornou viável a continuidade do estudo para elaboração da proposta de anteprojeto arquitetônico para uma escola de música, como incentivo a cultura do município.

Biografia do Autor

Fabiana Menegon, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo, na Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Tulainy Parisotto, UNOESC

Arquiteta e Urbanista (Unochapecó); Especialista em Arquitetura Comercial e Sustentabilidade em Edificações (Unochapecó); Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (Unoesc); Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Unoesc); Professora no curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Jeferson Eduardo Suckow, UNOESC

Arquiteto e Urbanista (UFSC); Especialista em Geopolítica e Educação Ambiental (Unoesc); Professor no curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Juliana Aparecida Biasi, UNOESC

Arquiteta e Urbanista (PUCPR); Especialista em Engenharia e Gestão de Projetos (PUCPR); Mestre em Engenharia Civil (UTFPR); Professora no curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Inara Pagnussat Camara, UNOESC

Arquiteta e Urbanista (UPF); Especialista em Arquitetura Comercial (IMED); Mestre em Arquitetura e Urbanismo (IMED); Cursando Phd em Urbanismo (Faculdade de Arquitetura de Lisboa, Portugal); Professora no curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Magazine