Estudos para desenvolvimento de projeto de cinema público com parque em Videira, Santa Catarina

Autores

  • Leandro Marques Fraga Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Juliana Aparecida Biasi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Jeferson Eduardo Suckow Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Tulainy Parisotto Universidade do Oeste de Santa Catarina

Palavras-chave:

Arquitetura, Inclusão, Cinema e educação

Resumo

O objetivo do presente trabalho é realizar pesquisas e estudos que possam embasar o desenvolvimento de um anteprojeto de cinema público inserido em parque em Videira, Santa Catarina. Este projeto visa atender a população carente que corresponde a 22% da população do município, proporcionando a este público o acesso à cultura e lazer gratuitos. Esta pesquisa é de caráter exploratório e natureza qualitativa. Durante o desenvolvimento ficou evidente a necessidade e importância de uma obra desta categoria na cidade. Foi definido um programa de necessidades, após uma análise de usuário, que atenda o perfeito funcionamento da edificação e necessidades do público e fluxograma visando a eficiência e funcionalidade, além de uma análise e escolha de um terreno adequado para a proposta. Também foi adotado um conceito e partido arquitetônico com o intuito de dar significado ao anteprojeto e auxiliar na sua resolução. A realização do anteprojeto se justifica por diversos fatores apresentados no trabalho. 

Biografia do Autor

Leandro Marques Fraga, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Discente de arquitetura e urbanismo em Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira. Técnico em Informática pelo Instituto Federal de Santa Catarina.

Juliana Aparecida Biasi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduada em Arquitetura e Urbanismo (PUCPR). Especialista em Engenharia e Gestão de Projetos (PUCPR). Mestre em Engenharia Civil (UTFPR). Arquiteta, urbanista, paisagista e professora de graduação na Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Jeferson Eduardo Suckow, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Arquiteto e urbanista (UFSC/2000). Especialista em  Geopolítica e Educação Ambiental (Unoesc/2004). Coordenador e professor no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo (Unoesc).

Tulainy Parisotto, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Arquiteta e urbanista (Unochapecó). Especialista em Arquitetura Comercial e Sustentabilidade em Edificações (Unochapecó). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Unoesc). Professora no curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo (Unoesc).

Publicado

2020-01-29

Edição

Seção

Magazine