A Praça XV de Novembro: Resignificando artes, signos e narrativas no coração de Florianópolis

Autores

Palavras-chave:

Identidade, Sociabilidades, Memória Urbana

Resumo

Este artigo trata da busca de evidências entre perdas e permanências das identidades e das culturas populares no centro histórico da cidade de Florianópolis. Contextualizando o cenário dissonante dos centros históricos de nossas cidades contemporâneas, esculpidos e tingidos sobre conflitos de interesse de mercado, torna-se cada vez mais complexa uma leitura e interpretação de seus centros históricos sob um ponto de vista diferente do “tradicional”, que conserva edifícios, mas não conserva gestos, que conserva cascas sem conservar práticas. Todavia, não seriam exatamente as práticas sociais aquelas que definem e reforçam os laços identitários, que significam o moldado e o construído? Sob formato de pesquisa qualitativa, parte de uma apropriação metodológica específica de se olhar para o seu patrimônio imaterial: a leitura de signos narrativos artísticos presentes na própria Praça XV. Foi na pavimentação de suas calçadas que, no ano de 1965, o consagrado artista Hassis registrou através da técnica de petit-pavé as principais práticas de sociabilidade e manifestações simbólicas da cidade e de sua época através de quarenta e nove painéis artísticos desenhados em mosaico português, tombados em 2014 como patrimônio histórico e artístico da cidade. Os desenhos de Hassis podem ser agrupados de acordo com diferentes eixos temáticos, sendo as protagonistas neste estudo figuras relacionadas a brincadeiras tradicionais da ilha, festas populares, folguedos e figuras relacionadas ao cotidiano. Este trabalho permitiu que se revisitasse o sentido destes signos. Aliado a uma revisão histórica e a uma revisão bibliográfica crítica, a pesquisa reforça o caráter identitário desta espacialidade, que carrega significados fundamentais na consolidação do patrimônio do centro histórico da cidade de Florianópolis.

Biografia do Autor

Larissa Ferraz Rios, Universidade Federal de Santa Catarina

Arquiteta e Urbanista - Universidade Federal de Santa Maria (2017). Mestranda em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – PósARQ da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Milton Luz da Conceição, Universidade Federal de Santa Catarina

Arquiteto e Urbanista – Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Doutor em Geografia Humana – Universidad Complutense de Madrid (2004). Estância de Pós-Doutorado na Universidade de Salamanca (2015). Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina e do Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

 

Downloads

Publicado

2021-07-22