A criação de uma plataforma de conversação arquiteto-cliente

Autores

  • Celso Scaletsky Unisinos
  • Cassius Righez Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Programa Arquitetônico. Conversação. Cultural Probes. Sondas Culturais.

Resumo

Este artigo reflete sobre o uso de uma plataforma para estimular a conversação entre arquiteto e cliente na construção do programa arquitetônico. Busca-se compreender as necessidades objetivas e subjetivas do futuro usuário do projeto. Esta pesquisa partiu de uma revisão não sistemática da literatura realizada nas bases de dados da CAPES e EBSCOHust. A partir das palavras chave "Programa Arquitetônico", "Programa de Necessidades" e seus homólogos em inglês "Architectural Programming", "Program of Requirements", entre outros, encontrou-se importantes conceituações sobre o tema, sendo que a interação arquiteto e cliente ainda é bastante focada em reuniões e entrevistas. Neste artigo, busca-se encontrar formas de potencializar a interação entre estes atores por meio de uma plataforma de conversação. Reflete-se sobre o uso de cultural probes, ou sondas culturais, proposto por Gaver e William (2004). Como uma sonda, ela é enviada ao cliente para coletar informações objetivas e subjetivas sobre um grupo social. A aplicação das sondas culturais foi feita com três duplas de arquitetos e clientes. O material coletado, mais entrevistas com os sujeitos participantes, foi transcrito e analisado segundo a técnica análise de conteúdo. Ao final, apresenta-se os principais resultados da pesquisa e como este instrumento pode servir como plataforma de conversação arquiteto-cliente.

Biografia do Autor

Celso Scaletsky, Unisinos

Celso Carnos Scaletsky realizou seu doutorado em Sciences de l’architecture no
Institut National Polytechnique de Lorraine, França. (2003). Suas pesquisas estão relacionadas ao desenvolvimento de novos métodos e ferramentas de projeto. Participou do grupo que criou a Escola de Design Unisinos (EDU) em parceria com o Consórcio do POLI.Design, Politécnico de Milão, hoje parte da Escola da Indústria Criativa. Ele liderou o projeto de construção do Bacharelado em Design, curso que coordenou por duas vezes. É professor de diversos cursos de Graduação, Especialização e Masters em Design da Unisinos. Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Design da mesma Universidade, atuando tanto no Mestrado como no Doutorado. É professor colaborador do Mestrado Profissional em Arquitetura e Urbanismo da Unisinos. Possui diversos artigos publicados no Brasil e Exterior, assim como é autor de capítulos e livros ligados a sua área de pesquisa. Com o apoio da CAPES, realizou seu Pós Doutorado no Institute of Design of the Illinois Institute of Technology, Chicago, de janeiro à julho de 2014, trabalhando com o Professor Stan Ruecker e outros pesquisadores de diversos países (Canadá, Colômbia, Índia, Irã, China, entre outros).

Cassius Righez, Universidade de Caxias do Sul

Cassius Righez

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Caxias do Sul (2016), onde também realizou iniciação científica como bolsista PROBIC-FAPERGS, e Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2019). Conta com significativa atuação profissional, tendo participação em projetos importantes como vinícolas e edifícios residenciais. Atualmente faz parte da equipe de projeto e coordenação de obras em uma construtora, onde também dedica-se no aprimoramento da concepção dos espaços levando em conta a pós-ocupação.

Downloads

Publicado

2021-07-22