Arquitetura e Ciência: Reflexões para a construção do campo de saber arquitetônico

Autores

  • Eunice Helena Sguizzardi Abascal
  • Carlos Abascal Bilbao

Palavras-chave:

Arquitetura

Resumo

Este trabalho reúne um conjunto de argumentos, enunciados com o objetivo de afirmar a Arquitetura como ciência, estabelecendo limites e características capazes de fundamentar um campo de saber específico. A Arquitetura admite como sua condição intrínseca a natureza da produção artística.  A partir do reconhecimento dessa especificidade, apresenta-se que o caráter intencional e subjetivo próprio da produção artística não é estranho à condição científica. Trata-se de definir o problema de qual é a natureza epistemológica da arquitetura, sua especificidade, e o papel desempenhado por esta no  “espaço epistemológico” (FOUCAULT, 1999).

Biografia do Autor

Eunice Helena Sguizzardi Abascal

Graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutora em estruturas Ambientais Urbanas pela FAUUSP. É professora de arquitetura na Universidade Mackenzie.

Carlos Abascal Bilbao

Graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Downloads

Publicado

2008-04-20

Edição

Seção

Periódico