Profeta, artista e jogador: as três faces de Fiódor Dostoiésvski

Autores

  • Oleg Almeida

Palavras-chave:

Literatura, Fiódor Dostoiévski, Oleg Almeida

Resumo

Fiódor Dostoiévski é um dos maiores ficcionistas de todos os tempos: podemos afirmá-lo sem recear que alguém nos acuse de parcialidade. Seus livros são editados e lidos no mundo inteiro, fazem parte dos currículos escolares e universitários, dão início a interpretações cênicas, musicais e cinematográficas. Os críticos submetem-nos à sua análise detalhada, os estudiosos baseiam neles suas teses e monografias… Contudo, quem diz que esses literatos e cientistas já chegaram ao mínimo consenso acerca das obras dostoievskianas?

 “Dostoiévski é o mais íntimo, o mais entranhado dos escritores, de modo que, lendo-o, a gente tem a impressão de que não esteja lendo alguém lá, mas, sim, escutando a sua própria alma…” – declara o filósofo russo Vassíli Rózanov. “Dostoiévski é um daqueles escritores que conseguiram expressar-se em suas obras.

(...)

Biografia do Autor

Oleg Almeida

Nascido na Bielorrússia em 1971 e radicado no Brasil desde 2005, Oleg Almeida é poeta, ensaísta e tradutor multilíngue, sócio da União Brasileira de Escritores (UBE/São Paulo). Autor dos livros de poesia Memórias dum hiperbóreo (2008; Prêmio Internacional Il Convívio de 2013), Quarta-feira de Cinzas e outros poemas (2011; Prêmio Literário Bunkyo de 2012), Antologia cosmopolita (2013) e de numerosas traduções do russo (Diário do subsolo, O jogador, Crime e castigo, Memórias da Casa dos mortos e Humilhados e ofendidos de Fiódor Dostoiévski; Pequenas tragédias de Alexandr Púchkin; Canções alexandrinas de Mikhail Kuzmin; Contos russos, vv. I-III) e do francês (O esplim de Paris: pequenos poemas em prosa de Charles Baudelaire; Os cantos de Bilítis de Pierre Louÿs).

Downloads

Publicado

2018-06-22

Edição

Seção

Magazine