Uma metodologia de pesquisa em projeto a partir de arquivos digitalizados da Biblioteca da FAUUSP

Autores

  • Ana Tagliari Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Palavras-chave:

Acervo digital Biblioteca FAUUSP, João Batista Vilanova Artigas, Projetos não construídos, Residência moderna

Resumo

Entre os anos de 2009 e 2012 foi realizada a pesquisa de Doutorado “Os projetos residenciais não construídos de Vilanova Artigas em São Paulo” na FAUUSP, com apoio do CNPq, a partir do Acervo Digital da Biblioteca da FAUUSP. Este acervo foi fundamental para o desenvolvimento desta pesquisa. Neste texto apresentamos a metodologia da pesquisa, explicitando os critérios de seleção dos projetos analisados, assim como os procedimentos para organização do material.

Inicialmente houve a necessidade de se realizar um levantamento de toda a obra residencial de Artigas presente no Acervo Digital da Biblioteca da FAUUSP. Lá foi identificado um total de 262 projetos residenciais, desde residências unifamiliares até edifícios de habitação coletiva.  A partir deste universo, houve uma seleção criteriosa, que excluiu os projetos construídos, demolidos, e os projetos de edifícios de habitação coletiva, restando assim um conjunto de 50 projetos de residências unifamiliares não construídas. O material foi organizado de modo cronológico sendo o primeiro projeto disponível no acervo digital datado de 1941 e o último projeto é de 1981. Houve a realização do redesenho e a construção de maquetes físicas para que a análise e discussão dos projetos pudessem ser desenvolvidas de modo adequado dentro dos objetivos da pesquisa.

Biografia do Autor

Ana Tagliari, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), credenciada no Programa de Pós-Graduação "Arquitetura, Tecnologia e Cidade", onde realiza pesquisa financiada pelo CNPq e Faepex. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (FAU-Mackenzie UPM 2002), Mestrado pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA-UNICAMP 2008 - Prêmio Franklin Delano Roosevelt 2009) e Doutorado em Arquitetura (FAUUSP 2012), área de concentração Projeto de Arquitetura (Bolsa CNPq). É autora dos livros "Vilanova Artigas. Projetos residenciais não construídos" (com Rafael Perrone e Wilson Florio, 2017) e "Frank Lloyd Wright. Princípio, Espaço e Forma na Arquitetura Residencial", 2011 (Menção Honrosa - Premiação IAB 2011). Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa "Arquitetura: Projeto, Representação e Análise", além de integrar os Grupos de pesquisa "Arquitetura, Processo de Projeto e Análise Digital" da FAU-Mackenzie e "Arquitetura: Projeto, Pesquisa e Ensino" da FAUUSP. (Texto informado pelo autor)

Publicado

2018-06-22

Edição

Seção

Periódico