A produção cenográfica na cena paulista no Teatro Oficina 1962-1970

Autores

  • Thiago Colatrelli Nunes Universidade São Judas
  • Edite Galote Rodrigues Carranza Universidade São Judas

Palavras-chave:

Flávio Império, José Celso Martinez Corrêa, Teatro Oficina, Cenografia

Resumo

A parceria entre o cenógrafo e arquiteto Flávio Império (FI) e o diretor José Celso Martinez Corrêa (Zé Celso) gerou cinco peças teatrais de grande importância para a cena artística paulista e brasileira. O objetivo deste artigo é analisar as obras cênicas da parceria. Para tanto, foi realizado um recorte cronológico de 1962 a 1970, por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica e documental, - iconografia, filmes, entrevistas e desenhos e a definição de fases: realista “brechtiana”, contracultural “teatro da agressão” e hippie “living theatre”. Foi identificado que, independentemente da fase, as cenografias sempre partem do “realismo”.

Biografia do Autor

Thiago Colatrelli Nunes, Universidade São Judas

Diretor de Cultura na Prefeitura Municipal de Monte Alto - SP. Professor de Música Concursado pela Prefeitura Municipal de Monte Alto junto ao Conservatório Musical Maestro Mário Veneri. Mestrando em Arquitetura e Urbanismo na Universidade São Judas Tadeu (USJT/PGAUR), Bolsista CAPES - Taxa PROSUP. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Araraquara (2011), graduação em Música - Claretiano Centro Universitário (2020) e graduação em Licenciatura em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Federal de São Paulo (2017). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Regência, Diretor Geral e Produtor de Teatro Musicais Educacionais

Edite Galote Rodrigues Carranza, Universidade São Judas

Edite Galote Carranza é mestre pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie em 2004; doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP em 2013 com a tese “Arquitetura Alternativa: 1956-1979”; diretora do escritório de arquitetura e editora G&C Arquitectônica e da revista eletrônica 5% arquitetura + arte ISSN 1808-1142. Publicações em revistas especializadas, livros Escalas de Representação em Arquitetura, Detalhes Construtivos de Arquitetura e O quartinho invisível: escovando a história da arquitetura paulista a contrapelo. Professora da graduação e pós-graduação da Universidade São Judas Tadeu.

Downloads

Publicado

2022-07-27