Um Caminho na Arquitetura Paulista

Observação de casas projetadas pelo arquiteto Sylvio Barros Sawaya

Autores

Palavras-chave:

1. Projetos Residenciais. 2. Arquitetura Paulista 3. Arquitetos Contemporâneos.

Resumo

Este artigo tem a intenção de refletir sobre a inserção do arquiteto Sylvio Barros Sawaya no panorama da arquitetura paulista e brasileira das últimas cinco décadas, através da observação de uma seleção de projetos residenciais desenvolvidos pelo arquiteto, sendo alguns já conhecidos e publicados e outros inéditos como registro para conhecimento público. O material aqui apresentado foi desenvolvido para uma dissertação de mestrado realizada no programa de Pós Graduação Stricto Sensu da Universidade São Judas Tadeu, a partir de pesquisa no sentido de identificar e compreender princípios e elementos projetuais característicos do arquiteto, alguns deles representativos dos membros de sua geração e outros resultantes de sua própria vivência e experimentação. 

No trabalho que resultou na dissertação mencionada, foi empreendida uma análise gráfica e fotográfica de alguns projetos residenciais do arquiteto, a partir da qual foi possível uma observação de elementos diferenciais e característicos de sua produção, tais como a preocupação com a paisagem, o raciocínio sobre os materiais a serem utilizados, a diversidade de sistemas construtivos adotados etc. Identificam-se na obra do arquiteto Sylvio Barros Sawaya importantes influências que vão daquelas advindas de experiências no âmbito da afetividade familiar ao peculiar compromisso com as bases do chamado movimento moderno na arquitetura.

Biografia do Autor

Luis Octavio de Faria e Silva, Universidade São Judas Tadeu USJT

Arquiteto formado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), com mestrado (2001) e doutorado (2008) pela mesma instituição. Professor no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu na Universidade São Judas Tadeu (PGAUR-USJT) e na Escola da Cidade, onde coordena o curso de Pós-graduação Lato Sensu Habitação e Cidade. Participa do Grupo Papo Terra, baseado no PGAUR-USJT, do Grupo de Estudos e Práticas (GEP) Camboatã Território Natureza e opera na Plataforma Arquitetura e Biosfera, instância de pesquisa engajada acolhida pela Associação Escola da Cidade.

Daniela Rosselli, UNINOVE

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade do Grande ABC (2000), com MBA em Gestão Empresarial para o Segmento de Material de Construção pela Universidade Corporativa ANAMACO (2010) e Mestrado pela Universidade São Judas Tadeu (2016). Docente nos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo na USCS-Universidade Municipal de São Caetano do Sul e UNINOVE

Downloads

Publicado

2022-01-21