rabisqueiros

Autores

  • Leda Rosa van Bodegraven
  • Patricia Baker Upton
  • Roberto Strauss
  • Sérgio Zilbersztejn

Palavras-chave:

rabisqueiros, arquitetura, FAU, São Paulo

Resumo

Se fosse para resumir em uma frase, poderíamos dizer que "rabisqueiros" é um grupo de arquitetos formados pela FAUUSP (a maioria), que se reúnem uma vez por semana, em São Paulo, para desenhar. Mas é muito mais: é um estado de espírito.

Biografia do Autor

Leda Rosa van Bodegraven

Formada em 1981 pela FAUUSP. Sócia da Larqtec, onde desenvolve projetos e gerenciamento de arquitetura, cenários e obras; trabalhou com joalheria artesanal, escreveu livros e cursos de gerenciamento. Nos anos 80 iniciou os estudos de aquarela com Rubens Matuck, pintura acrílica com Feres Lourenço e fotografia no laboratório da FAU com João Musa. Retomou em 2017 a aquarela com Guillermo von Plocki e escultura com Luis Bayon. É integrante do grupo Urban Sketchers.

Patricia Baker Upton

Arquiteta e Designer formada em 1981 pela FAU-USP. Durante mais de 10 anos fez peças em cerâmica de alta temperatura (utilitários em torno) e nos últimos seis anos vem desenvolvendo trabalhos têxteis num contexto urbano (yarn bombing) e social (Hospital Pérola Byington). Está voltando a se dedicar à cerâmica, além dos "rabisqueiros" – este como uma atividade prazerosa, sem nenhuma pretensão artística.

Roberto Strauss

Formado em 1980 pela FAUUSP. Trabalhou como Arquiteto autônomo de 1981 a 1983, em projetos de edificações e projetos gráficos. Trabalhou como Designer Gráfico na EMPLASA, Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo SA, de 1983 a 1986. Trabalhou como Designer Gráfico colaborador no escritório Ferro, Lieders e Talaat, de 1987 a 1990. Desde 1990 trabalha como Designer Gráfico, em escritório próprio.

Sérgio Zilbersztejn

Formado em 1982 pela FAUUSP. Trabalha como designer gráfico, tendo passado por escritórios de design e agências de publicidade. Hoje trabalha de forma independente. Desenhou muito na infância, mas pouco na adolescência. No período da faculdade voltou a desenhar, chegando a ter aulas com Rubens Matuck e Feres Khoury. Novamente deixou os lápis e cadernos de lado por muitos anos, voltando a retornar a desenhar com os "rabisqueiros".

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Magazine