Espetáculo e Hibridação: As perspectivas sobre o turismo em Barra Grande - PI

Autores

  • Sérgio Torres Moraes Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Marina Brito de Oliveira Marques Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Cidade-mercadoria. Espetacularização. Turismo.

Resumo

A partir das duas últimas décadas do século XX, o planejamento urbano passou a ser feito de maneira estratégica, pensando em como tornar a cidade mais competitiva e atrativa para investimentos, sobrepondo interesses privados aos públicos: a “cidade-mercadoria”. A fragmentação moderna significa para os espaços a substituição dos saberes locais para se adotar um modelo hegemônico, que homogeneíza práticas, costumes e construções ou pode gerar “hibridação cultural” – a formação de culturas a partir da interação da cultura local com culturas de diversas partes. Estas transformações, somada a uma “espetacularização dos lugares”, têm sido verificadas mais intensamente em cidades turísticas. Desse modo, este estudo discute esses temas à luz do caso do povoado turístico de Barra Grande, Piauí, buscando entender em que medida ele reflete a lógica da cidade-mercadoria, da sociedade do espetáculo e da hibridação cultural e quais os impactos para a população local. A metodologia desta pesquisa se estrutura a partir de uma pesquisa bibliográfica e de uma pesquisa de campo, através do “percorrer-observar” o povoado.

Biografia do Autor

Sérgio Torres Moraes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1983); estudou no curso de especialização em Estudo e Restauro de Monumentos na Universidade La Sapienza, Roma, Itália (1985-1988); mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1998) e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2006), com "sanduiche" de um ano na Universidade da California em Berkeley. De março de 2015 a março de 2016 conduziu pesquisa de Pós Doutorado na École Normale Superiore (ENS) de Paris, departamento de geografia, sobre resiliência urbana e regional. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina atuando junto ao curso de graduação Arquitetura e Urbanismo e professor permanente do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Pós Arq) na área de concentração História, Urbanismo e Arquitetura da Cidade. É membro permanente do "Shrinking Cites International Research Network" - ScIRN, desenvolvendo pesquisas sobre mobilidade demográfica e seus efeitos no território.Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Gestão Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: requalificação urbana e restauração arquitetônica, planejamento urbano e regional e desenho urbano.

Marina Brito de Oliveira Marques, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais Professor Camillo Filho (2017). Mestrado em andamento em Urbanismo História e Arquitetura da Cidade na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

Downloads

Publicado

2021-07-22