A criação da marca de móveis corporativos Operis

Autores

Palavras-chave:

Identidade Visual, Criatividade, Cognição

Resumo

O objeto de estudo deste artigo é a marca Operis, criada pelo designer Norberto Chamma. O objetivo é investigar o processo de projeto do designer a partir da análise sistemática da criação e desenvolvimento desta marca. A pesquisa apoiou-se nos conceitos advindos da Teoria do Geneplore para explicar a geração e a exploração de ideias que caracterizam a criatividade. A intenção é mostrar a gênese e as transformações das ideias ao longo do processo de projeto.

Biografia do Autor

Danilo Francisco Soares de Lucena, Universidade Estadual de Campinas

Designer formado em 2010 na UNIFRAN Mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas Endereço:  Rua Felisberto Brolezze, 131, Jd. independência, Campinas - São Paulo - CEP 13084-460 Email: danilo.lucena@outlook.com Telefone: 55 19 97160 7672 

Wilson Florio, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor Adjunto Permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Professor Adjunto do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Coordenador do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie. Coordenador de Projeto de Internacionalização "Cidade, Projeto e Equidade", CAPES PRINT. Ex-Coordenador de Pesquisa e TCC da FAU Mackenzie entre 2016 e 2018. Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1998). Possui Especialização em Didática do Ensino Superior (1995). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1986). Coordenador do Laboratório de Prototipagem Rápida da FAU Mackenzie. É Assessor ad-hoc da FAPESP, Consultor da CAPES, e revisor de periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Arquitetura Contemporânea, com ênfase em projeto de edificações e tecnologia da informação na construção civil, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição e processo de projeto, reflexão sobre a prática, criatividade, tecnologia da arquitetura, sistemas de representação e fabricação digital. Líder do Grupo de Pesquisa "Arquitetura, Processo de Projeto e Análise Digital", cujo objetivo é investigar os princípios operativos da prática de projeto na arquitetura contemporânea a partir do uso das novas tecnologias digitais.

Publicado

2020-04-30

Edição

Seção

Periódico